Turquia e Rússia banem o Discord
Discord enfrenta bloqueios por não cumprir ordens governamentais
Enquanto que recentemente tivemos a volta do X , a Turquia e a Rússia tomaram uma decisão drástica: bloquearam o acesso ao Discord, uma das principais plataformas de comunicação entre jogadores e criadores de conteúdo.
Discord bloqueado na Turquia
Segundo a Reuters, a Turquia proibiu o Discord depois que a empresa se recusou a compartilhar dados solicitados pelo governo sobre supostos crimes de “abuso sexual infantil e obscenidade” ocorridos na plataforma. O ministro dos Transportes e Infraestrutura, Abdulkadir Uraloglu, comentou:
“As autoridades de segurança não conseguem acessar o conteúdo. Só podemos intervir quando os usuários nos relatam algo. Como o Discord se nega a fornecer informações como endereços IP e conteúdo, fomos obrigados a bloquear o acesso.”
Rússia segue o mesmo caminho
Seguindo o exemplo da Turquia, a Rússia também baniu o Discord esta semana, após multar a empresa por, supostamente, não remover mais de 1000 itens considerados ilegais pelo governo. Além do Discord, outras plataformas como Facebook e X/Twitter também já estão bloqueadas no país.
O impacto dessa decisão foi imediato, especialmente para desenvolvedores que operam em ambas as regiões. Um exemplo disso vem de Meric Eryuyek, da Gaming Istambul:
“Agora que o Discord foi banido na Turquia, nossas comunicações entre os estúdios da Finlândia e Turquia estão cortadas, a menos que usemos VPN, o que é ilegal por aqui. Isso deve ter afetado mais de 800 estúdios turcos. É uma atitude irracional e destrutiva.”
Discord responde
Em um comunicado à imprensa, um porta-voz do Discord declarou:
“Estamos cientes dos relatos de que o Discord está inacessível na Rússia e na Turquia. Nossa equipe está investigando a situação.”