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Sony Anuncia Fechamento dos Estúdios Firewalk e Neon Koi: Reestruturação Estratégica em Foco

Em busca de um novo rumo, Sony encerra dois estúdios e redefine suas apostas no mercado de jogos online e mobile

Em uma decisão surpreendente, a Sony anunciou nesta terça-feira (29) o fechamento de dois estúdios de desenvolvimento, o Firewalk Studios, responsável pelo breve Concord, e o Neon Koi, voltado para jogos mobile. Esta decisão faz parte de uma reestruturação estratégica, conforme revelou Hermen Hulst, CEO da divisão de estúdios da Sony, destacando um foco renovado em jogos multiplataforma e novas experiências online.

Veja abaixo a publicação oficial de Hermen Hulst, CEO da divisão de estúdios da Sony

Hoje, quero compartilhar algumas atualizações importantes do Studio Business Group da Sony Interactive Entertainment.

Avaliamos consistentemente nosso portfólio de jogos e o status de nossos projetos para garantir que estamos atendendo às prioridades de negócios de curto e longo prazo. Como parte de nossos esforços contínuos para fortalecer o Studio Business da SIE, tivemos que tomar uma decisão difícil relacionada a dois de nossos estúdios – Neon Koi e Firewalk Studios.

Expandir além dos dispositivos PlayStation e criar experiências on-line envolventes junto com nossos jogos single-player são áreas focais importantes para nós à medida que evoluímos nossos fluxos de receita. Precisamos ser estratégicos, no entanto, ao levar nossos jogos para novas plataformas e reconhecer quando nossos jogos não atendem às expectativas dos jogadores.

Embora o mobile continue sendo uma área de crescimento prioritária para o Studio Business, estamos no estágio inicial de nossos esforços mobile. Para alcançar o sucesso nessa área, precisamos nos concentrar em títulos que estejam alinhados com o pedigree do PlayStation Studios e tenham o potencial de alcançar mais jogadores globalmente.

Com essa abordagem refocada, a Neon Koi fechará, e seu jogo de ação para dispositivos móveis não avançará. Quero expressar minha gratidão a todos na Neon Koi pelo trabalho duro e pela paixão infinita por inovar.

Sobre Firewalk, conforme anunciado no começo de setembro (Uma atualização importante sobre Concord), certos aspectos de Concord eram excepcionais, mas outros não atraíram jogadores o suficiente, e como resultado tiramos o jogo do ar. Passamos um tempo considerável nos últimos meses explorando todas as nossas opções.

Depois de muita reflexão, determinamos que o melhor caminho a seguir é encerrar o jogo permanentemente e fechar o estúdio. Quero agradecer a todos da Firewalk por seu trabalho artesanal, espírito criativo e dedicação.

O gênero de tiro em primeira pessoa PvP é um espaço competitivo que está em constante evolução e, infelizmente, não atingimos nossas metas com este título. Levaremos as lições aprendidas com Concord e continuaremos a aprimorar nossas capacidades de serviço ao vivo para entregar crescimento futuro nesta área.

Sei que nada disso é uma notícia fácil de ouvir, principalmente com colegas e amigos saindo da SIE. Ambas as decisões foram seriamente pensadas e, no final das contas, sentimos que são as certas para fortalecer a organização. Neon Koi e Firewalk foram o lar de muitos indivíduos talentosos, e trabalharemos para encontrar colocação para alguns dos impactados dentro de nossa comunidade global de estúdios, sempre que possível.

Acredito muito nos benefícios de abraçar a experimentação criativa e desenvolver novas IPs. No entanto, crescer por meio de finanças sustentáveis, especialmente em um ambiente econômico desafiador, é essencial.

Embora hoje seja um dia difícil, há muito o que esperar nos próximos meses do Studio Business Group e de nossas equipes. Continuo confiante de que estamos construindo uma organização resiliente e capaz, movida pela criação de experiências de entretenimento inesquecíveis para nossos jogadores.  

Obrigado pelo seu apoio contínuo.

A triste despedida da Firewalk Studios


O Firewalk Studios, que lançou Concord em agosto de 2024, enfrentou uma recepção abaixo do esperado para seu FPS PvP com tema espacial. Embora alguns aspectos tenham se destacado, o jogo não conseguiu reter um número suficiente de jogadores, levando ao seu fechamento e ao reembolso para os compradores. A Sony absorverá o aprendizado do projeto para fortalecer sua estratégia em jogos como serviço, reconhecendo as exigências de um mercado competitivo.

A Triste Despedida da Firewalk Studios

Firewalk está se despedindo pela última vez.

Firewalk começou com a ideia de levar a alegria do multijogador para um público maior. Ao longo do caminho, montamos uma equipe incrível que foi capaz de:

– Como transformar uma nova startup em uma equipe durante uma pandemia global: a Firewalk foi fundada em 2018 e era muito pequena nos primeiros anos, entrando em produção total apenas em 2022.

– Crie um novo mecanismo FPS personalizado de última geração no Unreal 4 – 5, proporcionando uma jogabilidade de alto nível, mundos lindos e uma experiência técnica de alto desempenho de 60 fps em um backend estável e escalável no PS5 e PC para centenas de milhares de jogadores em nosso beta.

– Gerenciar uma aquisição/integração enquanto prepara testes técnicos e preliminares.

– E, finalmente, entregar uma ótima experiência FPS aos jogadores, mesmo que tenha ficado muito mais restrito do que o esperado em um mercado altamente consolidado. Assumimos alguns riscos ao longo do caminho

– unindo aspectos de jogos de luta e batalhas de cartas com jogos de tiro em primeira pessoa

– e, embora alguns desses e outros aspectos do IP não tenham funcionado como esperávamos, a ideia de colocar coisas novas no mundo é fundamental para levar o meio adiante. O talento na Firewalk e o nível de trabalho individual são realmente de classe mundial, e as equipes da Sony Interactive Entertainment e de toda a indústria terão a sorte de trabalhar com eles. Entre em contato com o Recrutamento da PlayStation para perguntas, e obrigado a todas as muitas equipes, parceiros e fãs que nos apoiaram ao longo do caminho.

Vejo vocês na Tempestade.

– Estúdios Firewalk …
[fim da transmissão]

Sony encerra estúdio de jogos mobile Neon Koi

Além disso, a Sony decidiu encerrar o Neon Koi, estúdio dedicado a jogos para dispositivos móveis, reconhecendo que ainda está em fase inicial nesse mercado. Esse movimento ocorre em conjunto com o fechamento do Firewalk Studios, reforçando a aposta da Sony em fortalecer projetos de maior impacto, ainda que envolva decisões duras no processo de reestruturação.

O que pode significar esta mudança para o futuro do PlayStation?

A Sony continua comprometida em explorar novas plataformas, incluindo o mercado de dispositivos móveis, sem perder o legado de experiências single-player imersivas. O desafio de equilibrar a criatividade e a sustentabilidade financeira torna-se ainda mais crucial em tempos econômicos voláteis. E enquanto Neon Koi e Firewalk Studios não estão mais operando, a Sony afirma que trabalhará para relocar os talentos desses estúdios dentro da própria empresa.

Essas mudanças refletem o compromisso da Sony em diversificar e expandir o ecossistema PlayStation, adaptando-se às demandas de um mercado em constante evolução.

foxbainn

Sou um gordinho apaixonado por Videogames, Tecnologia, seguindo incansavelmente meus sonhos. Sou Desenvolvedor de Sites e criador de conteúdo

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