DiscussãoNoticiasPlaystation

Recurso de “Rebobinar” da Sony: Inovador ou Apenas uma Função de Replay?

Novo recurso pode vir em futuros consoles, mas será realmente eficaz em todos os jogos?

Houve uma atualização em 8 de novembro de 2024: Que permite o uso da funcionalidade do botão de rebobinar da Sony que inicialmente pareceu mais voltada para revisualizar partes gravadas do gameplay do que para realmente “voltar” e refazer momentos do jogo.

Embora o texto da patente mencione “replay”, ele se refere mais a uma função aprimorada de captura de vídeo. Segundo a patente, durante o gameplay, os jogadores poderiam rever partes recém-jogadas, ideal para casos em que o jogador se esquece de detalhes importantes – como instruções de NPCs em uma missão.

Esse tipo de recurso seria mais fácil de implementar e compatível com a maioria dos jogos, já que uma função de replay universal seria muito mais desafiadora.

Proposta que promete resolver falhas frequentes e situações de loop frustantes em jogos Single-Player

A patente da Sony para um botão de “rebobinar” foi recentemente descoberta pelo Tech4Gamers e levantou grandes expectativas entre os jogadores. Embora não esteja claro em qual console ou controle o recurso pode surgir, a proposta promete resolver falhas frequentes e situações frustrantes, especialmente para jogos single-player.

Segundo a patente, o jogador poderia entrar em modo de replay durante o gameplay, utilizando comandos do controle para “rebobinar”, “avançar” ou “pausar” o jogo e, em seguida, retornar ao gameplay ao vivo. A ideia de um “botão universal” para essa função sugere que ele seria compatível com todos os jogos, embora isso provavelmente seja limitado a games single-player, excluindo óbvias exceções, como os jogos online e multiplayer.

Mas será que esse recurso funcionará realmente em todos os jogos de campanha? Para muitos jogadores, essa possibilidade parece um verdadeiro presente dos deuses. Por outro lado, puristas podem ver a função como um “atalho” que prejudica o desafio natural de um jogo.

Há realmente a necessidade de um botão de “replay”?

Imagina só: aquele caminho cheio de perigos, que exige muita atenção e planejamento, agora poderia ser feito com muito menos pressão, pois um simples erro não resultaria em penalidades sérias – você apenas rebobinaria e tentaria novamente. Claro, o uso desse recurso seria opcional, mas só saber que ele existe já pode modificar a experiência para alguns. Mas não se preocupe, afinal acreditamos que esta função sera opcional para todos os jogadores.

Ainda há a possibilidade de que a Sony deixe a decisão de implementar o botão de replay para os próprios desenvolvedores, o que permitiria a cada estúdio ajustar o recurso às características do seu jogo.

Alguns jogos já utilizam mecânicas parecidas, como o “rewind” em Forza Horizon 5 ou o icônico Prince of Persia: Sands of Time, onde voltar no tempo é uma parte essencial da gameplay. Dessa forma, a ideia não é nova, mas será que é inovadora o suficiente para receber uma patente?

Atualmente, o recurso ainda está em “pendente de patente” e não há previsão de quando (ou se) ele será implementado. Pode ser que a Sony reserve essa função para um console futuro ou até para um novo modelo de controle. Por enquanto, resta esperar e imaginar o impacto que essa função pode trazer ao universo dos games.

Obrigado por ler até aqui segue o Ação Geek nas Outras Redes Sociais.

foxbainn

Sou um gordinho apaixonado por Videogames, Tecnologia, seguindo incansavelmente meus sonhos. Sou Desenvolvedor de Sites e criador de conteúdo