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Ex-executivo da PlayStation alerta sobre “colapso da criatividade” na indústria de games

Depender apenas de sucessos bilionários é “uma sentença de morte”, diz Shawn Layden.

O ex-executivo da PlayStation, Shawn Layden, fez uma declaração impactante sobre o estado atual da indústria de games, afirmando que há um “colapso da criatividade” no setor. Durante sua participação na Gamescom Asia, Layden destacou que a dependência de grandes sucessos de bilheteria é “uma sentença de morte” para a inovação.

Layden dividiu o palco com Gordon Van Dyke, cofundador da Raw Fury, onde ambos discutiram o declínio dos estúdios AA (aqueles com orçamento médio), reforçando a importância desses jogos para o ecossistema da indústria.

O que aconteceu com os estúdios AA?

Colocar imagem desses dois jogos: A Plague Tail um Exemplo de jogo AA de sucesso batendo 2 milhões de cópias vendidas em 2021, de acordo com a publicadora Focus Home Interactive. Enquanto por outro lado temos GTA V como jogo AAA que é o quinto game com maior orçamento, US$ 291 milhões. Basicamente quanto mais "A" mais orçamento
A Plague Tale”, um sucesso AA com 2 milhões de cópias vendidas em 2021. Em contrapartida, “GTA V” é um dos maiores AAA, com orçamento de US$ 291 milhões.

Layden também comentou que os jogos AA praticamente “desapareceram” da indústria, o que ele vê como uma grande perda para o ecossistema de games. “Precisamos de mais entusiasmo e visibilidade para esses títulos criativos e únicos de orçamento menor”, disse ele. “Se formos depender apenas dos grandes sucessos de bilheteria, estamos fadados ao fracasso.”

AA: E o espaço para inovação

De acordo com Layden, os jogos AA podem ser uma fonte vital de inovação e são produzidos muito mais rapidamente que os AAA. Ele enfatizou que esses títulos devem focar em ideias únicas, em vez de modelos de monetização. “Se você quer me vender seu jogo AA e me apresenta um plano de monetização logo nas primeiras páginas, eu estou fora”, disse Layden enfaticamente. “A primeira página tem que ser sobre por que esse jogo precisa existir.”

Shawn Layden trabalhou na Sony desde 1987 e atuou como presidente da SIE Worldwide Studios de 2014 a 2019. Atualmente, é consultor estratégico da Tencent.
Shawn Layden trabalhou na Sony desde 1987 e atuou como presidente da SIE Worldwide Studios de 2014 a 2019. Atualmente, é consultor estratégico da Tencent.

E quanto à Inteligência Artificial?

Layden também abordou o hype em torno do uso de IA no desenvolvimento de games, sendo cético quanto à ideia de que ela revolucionará o setor. “A IA está presente nos jogos desde os primeiros dias. A empolgação em torno da IA gerativa é exagerada”, comentou ele. “É uma ferramenta útil, assim como o Excel, mas não é uma solução mágica.”

Shawn Layden trabalhou na Sony desde 1987 e atuou como presidente da SIE Worldwide Studios de 2014 a 2019. Atualmente, é consultor estratégico da Tencent.

Seu alerta sobre a indústria faz eco em exemplos recentes como Hi-Fi Rush, um jogo com um conceito criativo e arriscado da Tango Gameworks. O estúdio foi adquirido pela Krafton, que reconheceu o valor criativo da equipe, mesmo sem grande sucesso comercial.

O comentário de Layden levanta a pergunta: estamos caminhando para um futuro dominado apenas por superproduções AAA, ou ainda há espaço para inovação e risco criativo?

foxbainn

Sou um gordinho apaixonado por Videogames, Tecnologia, seguindo incansavelmente meus sonhos. Sou Desenvolvedor de Sites e criador de conteúdo